segunda-feira, 15 de junho de 2009

O maior culpado é o cigarro

O tabagismo está associado a 90% dos casos
de câncer de pulmão. Abandonar o vício deve
ser encarado como um ato de sobrevivência

O câncer de pulmão é a neoplasia que mais mata os homens brasileiros. Entre as mulheres do país, só faz menos vítimas fatais do que o tumor de mama. Sua taxa de letalidade é altíssima: 85% dos pacientes morrem. O diagnóstico precoce é dificílimo de ser feito – só ocorre em 15% dos casos. Há três motivos para essa dificuldade. Antes de mais nada, o mal costuma evoluir até um estágio avançado sem fornecer pistas de sua existência. Como os pulmões são órgãos que funcionam bem sem utilizar sua capacidade plena, é preciso que haja um comprometimento muito grande para que eles dêem sinal de que algo está errado. Em segundo lugar, o câncer de pulmão cresce numa velocidade espantosa. Explica-se: rica em vasos sanguíneos, a região oferece ao tumor uma alimentação mais farta .

Por último, existe a limitação tecnológica – radiografias e tomografias não conseguem captar nódulos com menos de 1 centímetro de diâmetro. Quando atinge esse tamanho, na maioria dos casos o câncer já é devastador.

Até a década de 30, a doença era rara. Nem sequer aparecia nas estatísticas de mortalidade de países como Estados Unidos e Inglaterra. O aumento no número de casos está diretamente relacionado à explosão do consumo de cigarros a partir da II Guerra. Não há como negar que o fumo é o principal fator para o surgimento desse tipo de câncer. Nove de cada dez vítimas foram ou são fumantes inveterados. A fumaça do cigarro contém cerca de 4.700 substâncias. Dessas, sessenta são consideradas cancerígenas. Depois de uma tragada, uma parte dos elementos tóxicos é absorvida pelas mucosas da boca e da garganta (o que eleva a probabilidade de tumores nesses locais), enquanto a outra é despejada nos pulmões. As substâncias perigosas do tabaco acumulam-se nos brônquios e nos alvéolos. Entre vários problemas, esse acúmulo causa mutações genéticas nas células pulmonares, o que pode levar ao câncer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário